ATIVIDADES
SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL
Ø Primeiramente
visualizamos uma apresentação no Power Point sobre a ORIGEM DO DINHEIRO. Depois
disso, conversamos sobre o mesmo:
·
Sempre existiu dinheiro?
·
Como as pessoas faziam antigamente quando
queriam algum produto?
·
Essa troca de produtos dava certo ou errado?
·
A partir de que descoberta foi criado as
moedas?
·
O dinheiro é igual em todos os lugares do
mundo?
Ø Pegamos
um encarte da Loja Taqui para os alunos visualizarem e verem quais produtos
estão sendo anunciados no mesmo. Em seguida, a turma foi divida em trios para
escolherem cinco produtos que gostariam de comprar, os mesmos foram recortados
e usados para montar uma tabela, na qual colocariam o preço à vista e à prazo.
PRODUTO
|
PREÇO
À VISTA
|
PREÇO
À PRAZO
|
|
R$ 149,00
|
10X 16,90: R$169,90
|
Ø Depois
disso, cada aluno (individualmente) recebeu a seguinte questão para resolver:
VOCÊ
RECEBEU R$ 2.000,OO PARA COMPRAR O QUE VOCÊ QUISER NA LOJA TAQUI. ESCOLHA OS
PRODUTOS NO ENCARTE DA LOJA, RECORTE E COLE EM SEU CADERNO. DEPOIS DISSO,
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES.
a) Quanto
você gastou na sua compra se o pagamento da mesma for à vista?
b) Sobrou
troco? Quanto?
c) E se
você for pagar essa conta à prazo, quanto você gastará?
d) Calcule
quanto dará de diferença entre a sua compra, pagando à vista e à prazo.
Ø Na
aula de informática acessamos o site WWW.LEOZINHO.
RECEITA.GOV.BR e desenvolvemos as seguintes atividades:
·
HISTÓRIA ILUSTRADA: O LEÃOZINHO;
·
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: E EU COM ISSO/COMO
SÃO FEITAS AS COISAS/QUEM PAGA A CONTA/ONDE ESTÁ O MEU DINHEIRO;
·
FILMES: O MUNDOI MÁGICO DA CIDADANIA/HISTÓRIA
DOS TRIBUTOS/QUE IMPOSTO É ESSE;
·
TEXTOS: QUE HISTÓRIA É ESSA/ EU TAMBÉM POSSO/
E DAÍ/ O QUE É DE QUEM/QUEM FALA POR MIM/ QUEM VAI FAZER/ DE ONDE VEIO ISSO;
·
JOGOS: LABIRINTO/ MEMÓRIA/FORCA/ PALAVRAS
CRUZADAS/ CAÇA PALAVRAS/ MEMÓRIA ESPECIAL;
(Todo
esse material da aula de informática está relacionado aos impostos e tributos
que cada cidadão paga e para que cada um deveria ser destinado).
Ø Depois
de voltarmos para a sala de aula, conversamos sobre o que cada um aprendeu
sobre os impostos e tributos cobrados pelo governo. Cada um recebeu uma folha com
alguns dos impostos que os brasileiros pagam.
RAIO X DOS TRIBUTOS
NO NOSSO DIA-A-DIA PAGAMOS DIVERSOS TRIBUTOS, QUE SE DIVIDEM EM
CONTRIBUIÇÕES, IMPOSTOS E TAXAS. CONHEÇA OS PRINCIPAIS.
Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) - Cobrada pela União sobre o faturamento das empresas, se destina ao financiamento da saúde, previdência e assistência social.
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) - De competência estadual, incide sobre a circulação de produtos. Na compra do leite no supermercado, por exemplo, o tributo é recolhido, já que o produto foi transportado até o local. O valor está incluído no preço.
IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) - Cobrado pelo governo federal de indústrias ou empresas que modificam, aperfeiçoam ou alteram o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto. O consumidor final já compra a mercadoria com o valor do tributo incluso.
IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) - Cobrado anualmente por meio de carnês. É um imposto municipal que incide sobre o uso do espaço das cidades. Em geral, quanto maior o imóvel, maior o valor cobrado pela prefeitura.
IR (Imposto de Renda) - Como o nome diz, incide sobre a renda. É cobrado sobre tudo o que o contribuinte ganhou (salários, pensões, aluguéis...). Em alguns casos, depois de uma declaração de ajuste anual, há a restituição feita pelo governo federal.
ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) - É cobrado pelos municípios e pelo governo federal de quem presta serviços, como seguradoras de saúde, cabeleireiros e empresas de dedetização. Quem contrata os serviços paga o tributo incluído no preço.
ITR (Imposto Territorial Rural) - Tem a mesma essência do IPTU, mas se refere às propriedades rurais.
PIS (Programa de Integração Social) - Contribuição que incide sobre os trabalhadores com carteira assinada, com o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para quem ganha até dois salários mínimos. A empresa recolhe a quantia, devolvendo ao trabalhador em ocasiões previstas em lei.
Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) - Cobrada pela União sobre o faturamento das empresas, se destina ao financiamento da saúde, previdência e assistência social.
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) - De competência estadual, incide sobre a circulação de produtos. Na compra do leite no supermercado, por exemplo, o tributo é recolhido, já que o produto foi transportado até o local. O valor está incluído no preço.
IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) - Cobrado pelo governo federal de indústrias ou empresas que modificam, aperfeiçoam ou alteram o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto. O consumidor final já compra a mercadoria com o valor do tributo incluso.
IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) - Cobrado anualmente por meio de carnês. É um imposto municipal que incide sobre o uso do espaço das cidades. Em geral, quanto maior o imóvel, maior o valor cobrado pela prefeitura.
IR (Imposto de Renda) - Como o nome diz, incide sobre a renda. É cobrado sobre tudo o que o contribuinte ganhou (salários, pensões, aluguéis...). Em alguns casos, depois de uma declaração de ajuste anual, há a restituição feita pelo governo federal.
ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) - É cobrado pelos municípios e pelo governo federal de quem presta serviços, como seguradoras de saúde, cabeleireiros e empresas de dedetização. Quem contrata os serviços paga o tributo incluído no preço.
ITR (Imposto Territorial Rural) - Tem a mesma essência do IPTU, mas se refere às propriedades rurais.
PIS (Programa de Integração Social) - Contribuição que incide sobre os trabalhadores com carteira assinada, com o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para quem ganha até dois salários mínimos. A empresa recolhe a quantia, devolvendo ao trabalhador em ocasiões previstas em lei.
Ø Depois
disso serão feitos alguns questionamentos para os alunos entrevistarem algum
adulto:
a) Para
que serve o voto?
b) Por
que pagamos impostos e para que eles servem?
c) Você
acha que os impostos estão devidamente usados? Por quê?
d) Dê a
sua opinião sobre os serviços públicos prestados em sua cidade, dizendo como
está e o que deveria melhorar:
*SAÚDE:
*EDUCAÇÃO:
*ESTRADAS/RUAS:
*SEGURANÇA:
e)O que podemos fazer para participar dos
gastos públicos?
Ø Fomos
ao mercado próximo de nossa escola para comprarmos os ingredientes para
fazermos o nosso mousse de limão. Observamos os preços e pegamos a nota fiscal.
Quando retornamos para a escola, analisamos a nota para ver se a mesma tem
validade para a arrecadação do ICMS e conversamos sobre a importância de
exigirmos a nota fiscal em qualquer estabelecimento que formos.
essa semana das crianças foi mesmo muito feliz
ResponderExcluir