terça-feira, 1 de abril de 2014

SUB PROJETO 1: SURGIMENTO DAS HISTÓRIAS...

SUB-PROJETO 1: “O SURGIMENTO DAS HISTÓRIAS”
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
Endereço: Rua Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias
Turma: 4º ano - 41              Turno: Tarde            Ano: 2014
Professora: Vanessa Carine Fauth

TÍTULO: O surgimento das histórias!!!

TEMA: Histórias (como elas surgiram)

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

JUSTIFICATIVA:
Um dos primeiros itens citados pelos alunos foi para investigarmos com começaram as histórias infantis. Por isso faremos um estudo sobre este assunto destacado pela turma, mostrando:
ü  desde o surgimento do mundo e principalmente do homem;
ü   de que maneira registravam as histórias;
ü  como as mesmas eram contadas
As histórias infantis fazem parte da infância de qualquer pessoa. São histórias contadas, recontadas, que passaram por várias gerações, e ainda assim não perderam o brilho. Mesmo com as mudanças ocorridas no mundo continuam a acativar e encantar milhões de crianças.
Não se sabe exatamente quando surgiram essas primeiras produções de texto que nos dias atuais ainda são conhecidas. O hábito de contar históras veio do momento em que o ser humano, já consciente de sua existência e de suas vivências, decide relatar os acontecimentos de sua vida a outras pessoas geralmente essas histórias tinham como característica principal, algum tipo de aprendizado ou descoberta que fosse útil aos demais. As histórias que mais prendiam a atenção conseguiam sobreviver ao serem contadas de uma geração para a outra. Mas tudo mudou quando alguém resolveu registrar as histórias, que contadas várias vezes ´por pessoas diferentes acabavam sendo modificadas. Além de registras as histórias antigas, novas histórias foram sendo construídas.

OBJETIVO GERAL:
Destacar os elementos que encontramos no universo, bem como as suas características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer o nome dos planetas estudados;
·         Identificar as características dos planetas;
·         Conhecer os elementos que formam o Sistema Solar;
·         Aprender como ocorrem alguns fenômenos no espaço;
·         Conhecer como ocorrem os movimentos da terra, da lua  e do sol;
·         Perceber as diferenças entre as estações do ano;
·         Observar a meteorologia do tempo, bem como a sua influência no meio.
·         Identificar as fases da Lua e motivo das mesmas acontecerem;
·         Desenvolver o raciocínio lógico nos cálculos matemáticos;
·         Destacar fatos importantes da história do Brasil;
·         Identificar o valor relativo e absoluto dos numerais;
·         Desenvolver a escrita, bem como a grafia e a ortografia correta das palavras.


PROCEDIMENTOS:
§  Produção textual individual e coletiva;
§  Confecção de cartazes
§  Gráficos;
§  Entrevistas;
§  Visitas;
§  Montagem do material de estudo para o portfólio;
§  Leitura de diferentes textos, compreensão/interpretação dos mesmos;
§  Realização de experiências;
§  Cruzadinhas e caça-palavras;
§  Jogos e atividades envolvendo as quatro operações;
§  Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações;
§  Pesquisas;
§  Trabalhos artísticos diversos.

RECURSOS:
            Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.

CULMINÂNCIA:
            Exposição do material pesquisado na Feira de Ciências de nossa escola.
           
AVALIAÇÃO:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário: