SUB-PROJETO 1: “O SURGIMENTO DAS
HISTÓRIAS”
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
Endereço: Rua
Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias
Turma:
4º ano - 41 Turno: Tarde Ano: 2014
Professora:
Vanessa Carine Fauth
TÍTULO: O surgimento das histórias!!!
TEMA: Histórias (como elas surgiram)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
JUSTIFICATIVA:
Um dos primeiros itens
citados pelos alunos foi para investigarmos com começaram as histórias
infantis. Por isso faremos um estudo sobre este assunto destacado pela turma,
mostrando:
ü
desde
o surgimento do mundo e principalmente do homem;
ü
de que maneira registravam as histórias;
ü
como
as mesmas eram contadas
As histórias infantis
fazem parte da infância de qualquer pessoa. São histórias contadas, recontadas,
que passaram por várias gerações, e ainda assim não perderam o brilho. Mesmo
com as mudanças ocorridas no mundo continuam a acativar e encantar milhões de
crianças.
Não se sabe exatamente
quando surgiram essas primeiras produções de texto que nos dias atuais ainda
são conhecidas. O hábito de contar históras veio do momento em que o ser
humano, já consciente de sua existência e de suas vivências, decide relatar os
acontecimentos de sua vida a outras pessoas geralmente essas histórias tinham
como característica principal, algum tipo de aprendizado ou descoberta que
fosse útil aos demais. As histórias que mais prendiam a atenção conseguiam
sobreviver ao serem contadas de uma geração para a outra. Mas tudo mudou quando
alguém resolveu registrar as histórias, que contadas várias vezes ´por pessoas
diferentes acabavam sendo modificadas. Além de registras as histórias antigas,
novas histórias foram sendo construídas.
OBJETIVO GERAL:
Destacar os elementos que encontramos no universo, bem como as suas características.
OBJETIVO GERAL:
Destacar os elementos que encontramos no universo, bem como as suas características.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer
o nome dos planetas estudados;
·
Identificar
as características dos planetas;
·
Conhecer
os elementos que formam o Sistema Solar;
·
Aprender
como ocorrem alguns fenômenos no espaço;
·
Conhecer
como ocorrem os movimentos da terra, da lua
e do sol;
·
Perceber
as diferenças entre as estações do ano;
·
Observar
a meteorologia do tempo, bem como a sua influência no meio.
·
Identificar
as fases da Lua e motivo das mesmas acontecerem;
·
Desenvolver
o raciocínio lógico nos cálculos matemáticos;
·
Destacar
fatos importantes da história do Brasil;
·
Identificar
o valor relativo e absoluto dos numerais;
·
Desenvolver
a escrita, bem como a grafia e a ortografia correta das palavras.
PROCEDIMENTOS:
§
Produção
textual individual e coletiva;
§
Confecção
de cartazes
§
Gráficos;
§
Entrevistas;
§
Visitas;
§
Montagem
do material de estudo para o portfólio;
§
Leitura
de diferentes textos, compreensão/interpretação dos mesmos;
§
Realização
de experiências;
§
Cruzadinhas
e caça-palavras;
§
Jogos
e atividades envolvendo as quatro operações;
§
Histórias
matemáticas envolvendo as quatro operações;
§
Pesquisas;
§
Trabalhos
artísticos diversos.
RECURSOS:
Textos
diversos, papel pardo, cartolina, jogos, cola colorida, canetinha, lápis de
cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.
CULMINÂNCIA:
Exposição do material pesquisado na Feira de Ciências de
nossa escola.
AVALIAÇÃO:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O JOÃO PODIA MORAR ALI
ResponderExcluir