sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PROJETO: “DE ONDE VIEMOS”

TÍTULO: De onde viemos

TEMA: Nossas origens

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

JUSTIFICATIVA:

Sabemos que o nosso povo é formado por diferentes origens, pois recebemos povos de diversos países do mundo, que vieram para o Brasil, procurando uma vida melhor e para colonizarem a nossa terra. E com isso trouxeram seus costumes, sua cultura, suas opiniões, etc. Mas não podemos esquecer do povo que já havia aqui (os índios) e que também influenciaram em nossas vidas.
Por isso é importante conhecermos as origens dos colegas da turma 43, para fazermos um estudo para averiguar de que povos somos oriundos e de que forma influenciaram em nossas vidas e na vida de toda a sociedade brasileira.


OBJETIVO GERAL:
 Conhecer os povos que originaram o nosso povo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Interpretar corretamente textos estudados, trocando ideias com seus colegas;
• Perceber que o texto é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão;
• Identificar personagens de texto narrativo;
• Identificar o tema do texto;
• Ler em voz alta com fluência;
• Identificar quem é o narrador da história;
• Desenvolver a expressão oral na exposição das opiniões;
• Distinguir quais palavras são um substantivo comum e próprio;
• Empregar letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
• Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
• Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;
• Reconhecer diferentes tipos de frases;
• Perceber a importância da pontuação em um texto;
• Conhecer a ortografia correta de algumas palavras;
• Classificar corretamente as palavras de acordo com o número de sílabas;
• Aprimorar a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
• Identificar os encontros consonantais e vocálicos, bem como os dígrafos das palavras;
• Desenvolver o raciocínio lógico, utilizando as quatro operações;
• Identificar que a prova real é uma forma de conferirmos o resultado dos cálculos;
• Conhecer a classe do milhar e/ou a ordem do milhar;
• Ordenar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;
• Representar graficamente os dados pesquisados;
• Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;
• Compor e decompor números;
• Identificar quais são os números pares e ímpares;
• Resolver as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;
• Desenvolver a motricidade fina, bem como a criatividade, usando recorte, colagem e pintura;
• Socializar-se com os colegas durante as diversas atividades propostas;
• Identificar os povos que deram origem a nós;
• Conhecer alguns costumes desses povos;
• Conscientizar-se da importância de sermos humildes, ajudando o nosso próximo;
• Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo, respeito;
• Inserir valores humanos;
• Conhecer sobre histórias dos antepassados das famílias.

PROCEDIMENTOS:
 Leituras diversas;
 Textos informativos sobre os diferentes povos que habitavam o nosso país e que o colonizaram;
 Pesquisas;
 Confecção de cartazes e trabalhos artísticos diversos;
 Produção de texto;
 Entrevistas;
 Coleta de dados;
 Gráficos;
 Compreensão/interpretação dos mesmos;
 Maquetes;
 Dramatizações;
 Poesias;
 Músicas;
 Releituras de obras de arte;
 Atividades envolvendo o encontro vocálico e consonantal e dígrafos;
 Exercícios matemáticos diversos (sucessor/antecessor, composição/decomposição, ímpar/par);
 Jogos educativos;
 Jogos e atividades envolvendo as quatro operações;
 Atividades envolvendo principalmente a adição e a subtração;
 Atividades com o sistema de numeração decimal;
 Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações.

RECURSOS:
Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, sucatas, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.




CULMINÂNCIA:
Lanche diferente com comidas típicas dos povos que estudamos

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