terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROJETO: PARABÉNS DUQUE DE CAXIAS

PROJETO

TÍTULO: Parabéns Duque de Caxias!!!!

TEMA: Escola

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: mês de abril

JUSTIFICATIVA:
A escola é espaço de construção, sistematização, apropriação e socialização do conhecimento. Ao mesmo tempo pela pluralidade de idéias, valores e as múltiplas formas de expressar, os mesmos tornam-se também espaço de troca de ideias e de conhecimentos. Toda essa complexidade pode ser fator de crescimento profissional, institucional e humano.
Este tema foi escolhido pela necessidade dos alunos saberem a história da nossa escola, seu passado e presente, bem como conhecer como é e funciona cada dependência da mesma.
Neste ano, a nossa escola está fazendo 50 anos, por esse motivo também é importante sabermos um pouco mais da nossa escola. Além disso, queremos prestar essa homenagem a nossa escola, espaço que passamos grande parte da nossa infância e adolescência.


OBJETIVO GERAL:
 Resgatar a história da nossa escola, suas dependências, funcionários atuais, bem como os valores que a fazem tão especial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Reconhecer a data de fundação da escola;
• Coletar dados sobre funcionários, professores e alunos atuais da escola;
• Conscientizar de como a escola é importante para nós e por isso devemos preservá-la;
• Aprimorar a leitura e a escrita através de textos diversos;
• Interpretar corretamente textos estudados, trocando ideias com seus colegas;
• Perceber que o texto é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão;
• Preservar a natureza existente na escola;
• Desenvolver a criatividade na confecção de cartazes, trabalhos artísticos....
• Socializar-se com os colegas durante as diversas atividades propostas;
• Elaborar gráficos com dados obtidos na pesquisa;
• Localizar-se seguindo os pontos cardeais, bússola e rosa dos ventos;
• Conhecer a importância da escola na vida de cada um;
• Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
• Identificar personagens de texto narrativo;
• Identificar o tema do texto;
• Ler em voz alta com fluência;
• Desenvolver a expressão oral na exposição das opiniões;
• Identificar as vogais e consoantes nas palavras, observando a ordem alfabética das mesmas;
• Distinguir quais palavras são um substantivo comum e próprio;
• Empregar letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
• Escrever textos narrativos com encadeamento de fatos na sequência cronológica;
• Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
• Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;
• Classificar corretamente as palavras de acordo com o número de sílabas;
• Aprimorar a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
• Identificar a utilização de números naturais em situações do cotidiano;
• Ordenar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;
• Representar graficamente os dados pesquisados;
• Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;
• Compor e decompor números;
• Resolver as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;
• Conscientizar-se da importância de sermos humildes, ajudando o nosso próximo;
• Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo, respeito;
• Inserir valores humanos;
• Reconhecer todas as dependências pertencentes à escola;
• Destacar os integrantes da família (quem faz parte da mesma);
• Apresentar os membros da família, revelando algumas características físicas dos membros;
• Destacar as profissões que as crianças querem exercer futuramente;
• Conhecer a alimentação preferida de cada um;
• Aperfeiçoar a motricidade fina, bem como a habilidade manual.

PROCEDIMENTOS:
 Leituras diversas;
 Textos informativos;
 Pesquisas;
 Confecção de cartazes e trabalhos artísticos diversos;
 Produção de texto;
 Entrevistas;
 Coleta de dados;
 Linha do tempo;
 Gráficos;
 Compreensão/interpretação dos mesmos;
 Maquetes;
 Dramatizações;
 Poesias;
 Músicas;
 Planta baixa as sala e da escola;
 Exercícios matemáticos diversos;
 Jogos educativos;
 Jogos e atividades envolvendo as quatro operações;
 Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações.

RECURSOS:
Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, suctas, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.


CULMINÂNCIA:
Exposição de trabalhos para os pais e comunidade.

Um comentário: