sábado, 24 de setembro de 2011

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO

PROJETO: “A TERRA PEDE SOCORRO”

TÍTULO: A Terra pede socorro!!!

TEMA: Meio Ambiente

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 01/07 até 20/10


JUSTIFICATIVA:
O tema transversal Meio Ambiente deve ser trabalhado de forma implícita nas questões diárias de cada disciplina escolar. O papel da escola e do professor frente à educação ambiental é levar ao aluno de várias formas as situações de ensino e de aprendizagem sobre ciências naturais, educação ambiental, ecologia e demais disciplinas integradas a ela. O meio ambiente não pode mais ser visto se não for de uma maneira interdisciplinar ou até transdisciplinar. Não se pode abordar o meio ambiente se não falarmos de ética, de cidadania, de valores, de qualidade de vida...
Hoje vivemos o resultado de anos de exploração contínua dos recursos naturais e da produção de toneladas de resíduos não trabalhados. Já sabemos que estamos chegando ao limite deste sistema que visa à globalização e um progresso ininterrupto. Pobreza, desigualdade social, devastações ambientais, são coisas que também foram internacionalizadas. Depois deste tempo vivendo sob as regras deste sistema sabemos que estamos caminhando para nossa própria extinção, e sabemos também que algo deve ser feito. Quem melhor do que os que são nosso futuro para pensá-lo? Por isso se faz necessário dar atenção especial à educação de nossas crianças, e que trabalhemos com elas, desde já, as conseqüências de nossas ações diárias e a importância de cuidarmos do que está ao nosso alcance. Acho que o trabalho de conscientização é de extrema importância e se nossas crianças tiverem a oportunidade de ter uma outra relação com a natureza desde sempre, não se tornarão adultos tão negligentes como nós, e seus filhos nos olharão com curiosidade. Eles se indagarão: quem foram estas pessoas tão egocêntricas que não viam o mal que faziam a elas mesmas? Como destruíram a natureza que tudo nos dá?

OBJETIVO GERAL:
 Adquirir maior conscientização sobre a importância da participação individual e coletiva na preservação do meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender o significado do que é ecologia, bem como os aspectos que são importantes para a preservação do meio ambiente;
• Conscientizar-se da importância de cada um para a preservação do meio ambiente;
• Conhecer a origem do nosso planeta para que possamos valorizá-lo;
• Reconhecer a interferência incorreta do homem no meio ambiente, contribuindo para o desmatamento;
• Manifestar a forma que desejaria que o mundo fosse;
• Destacar aspectos positivos e negativos encontrados na cidade sobre a poluição;
• Perceber os danos provocados à ecologia com a poluição;
• Identificar os tipos de poluição que afetam o meio ambiente;
• Identificar algumas mudanças ocorridas em nosso planeta por causa da poluição, desmatamento, queimadas;
• Perceber o papel de cada indivíduo para a preservação do meio ambiente;
• Conhecer os tipos de lixos existentes no nosso planeta, sabendo classificá-los corretamente;
• Perceber a importância da reciclagem e reutilização do lixo para a preservação do meio ambiente, evitando a poluição;
• Conhecer o destino do lixo na nossa cidade, observando o processo pela qual ele passa;
• Perceber a importância de adquirirmos conhecimentos sobre o lixo, para auxiliarmos no combate à poluição;
• Reconhecer a importância de uma boa alimentação para uma vida saudável, através da reutilização de alimentos que irão para o lixo;
• Conhecer algumas leis do município para a proteção do meio ambiente;
• Perceber as utilidades que a água possui para nós;
• Identificar os estados em que a água pode se encontrar;
• Conhecer como ocorre o ciclo da água na natureza;
• Saber como é o processo de tratamento da água;
• Perceber que a água pode ser utilizada para a produção de eletricidade;
• Perceber como se encontram as águas dos arroios da nossa cidade, bem como o Rio dos Sinos;
• Identificar alguns tipos de poluição que afetam as águas, o ar e o solo;
• Conhecer os tipos de solo existentes em nosso planeta;
• Perceber como a erosão, o desmatamento, a poluição e as queimadas prejudicam o nosso solo;
• Perceber a importância de cada indivíduo dentro do grupo;
• Identificar começo, meio e fim de uma história lida;
• Identificar personagens de texto narrativo, bem como suas falas, ações e características;
• Identificar o tema do texto, bem como o autor, o espaço e o tempo;
• Diferenciar os narradores presentes nos textos;
• Ler em voz alta com fluência;
• Desenvolver a expressão oral na exposição das opiniões;
• Escrever textos narrativos com encadeamento de fatos na sequência cronológica;
• Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
• Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;
• Aprimorar a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
• Perceber quais são as características de um texto poético e de um texto narrativo (contos e histórias infantis)
• Conhecer quais os elementos que formam uma notícia;
• Diferenciar os tipos de notícia (local, regional, nacional e internacional);
• Interpretar a metereologia do tempo apresentada no jornal;
• Conhecer a estrutura de um texto informativo instrucional (receitas);
• Perceber qual é a função de uma charge, bem como a sua estrutura;
• Identificar como se estrutura uma carta e um bilhete;
• Conhecer o sinônimo e antônimo de algumas palavras;
• Identificar o grau e o gênero dos substantivos;
• Identificar os sinais de pontuação que usamos na escrita;
• Representar graficamente os dados pesquisados;
• Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;
• Conhecer como o sistema monetário está presente em vários momentos do nosso dia-a-dia;
• Resolver as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;
• Conhecer qual é a utilização dos números ordinais e dos números romanos no nosso cotidiano;
• Utilizar as medidas de capacidade em nosso dia-a-dia;
• Resolver cálculos, usando a operação da multiplicação até o dez;
• Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo, respeito;
• Inserir valores humanos;
• Desenvolver a motricidade fina, bem como a criatividade e a imaginação;
• Desenvolver a coordenação motora ampla, bem como a agilidade, o freio inibitório, a atenção e o esquema corporal.

PROCEDIMENTOS:
 Produção textual individual e coletiva;
 Confecção de cartazes
 Gráficos;
 Leitura de diferentes textos, compreensão/interpretação dos mesmos;
 Técnicas de sensibilização;
 Cruzadinhas e caça-palavras;
 Jogos e atividades envolvendo as quatro operações;
 Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações;
 Atividades usando o sistema monetário, os números ordinais e romanos;
 Jogos e atividades envolvendo o grau e o gênero dos substantivos;
 Montagem de um mural sobre o Meio Ambiente;
 Confecção de placas para a conscientização do Meio Ambiente;
 Passeio à Usina de Reciclagem de Campo Bom;
 Observação de um dos arroios de nossa cidade;
 Observação do Meio Ambiente do nosso bairro;
 Experiências com água e com terra;
 Pesquisas;
 Reutilização da sucata para confeccionar objetos;
 Trabalhos artísticos diversos.

RECURSOS:
Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.

CULMINÂNCIA:
Confecção de placas para a conscientização da preservação do Meio Ambiente, que colocaremos em nossa sala.

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