sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PROJETO: “PÁSCOA”

TÍTULO: Chegou a Páscoa!!!!

TEMA: Páscoa

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: mês de abril

JUSTIFICATIVA:
Este tema foi escolhido devido às comemorações de Páscoa que ocorrem nestes dias, os quais estão presentes diariamente em nossas vidas (TV, rádio, lojas,...). Este assunto servirá para ampliar os conhecimentos sobre o assunto, reconhecendo sua importância e verdadeiro significado.


OBJETIVO GERAL:
 Resgatar o verdadeiro significado da palavra Páscoa, reconhecendo sua importância para todos nós.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Relacionar Páscoa com a ressurreição de Jesus e a libertação do povo de Moisés;
• Reconhecer o verdadeiro significado da Páscoa, bem como a importância de seus símbolos;
• Identificar nomes mais utilizados nesta época, bem como os seus significados;
• Aprimorar a leitura e a escrita, através de textos diversos;
• Interpretar textos sem omissão ou acréscimo de fatos;
• Expor ideias e trocar informações com seus colegas;
• Identificar frases afirmativas, negativas, imperativas, exclamativas e interrogativas;
• Classificar palavras quanto ao número de sílabas;
• Criar textos, observando a pontuação, o parágrafo, a ortografia e a acentuação;
• Utilizar o dicionário para tirar dúvidas;
• Cantar com boa entonação de voz, observando o ritmo das músicas;
• Desenvolver a criatividade e motricidade fina durante a realização dos trabalhos artísticos;
• Desenvolver o raciocínio lógico, através das histórias matemáticas, cálculos e jogos.
• Perceber que o texto é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão;
• Socializar-se com os colegas durante as diversas atividades propostas;
• Identificar personagens de texto narrativo;
• Identificar o tema do texto;
• Ler em voz alta com fluência;
• Desenvolver a expressão oral na exposição das opiniões;
• Distinguir quais palavras são um substantivo comum e próprio;
• Empregar letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
• Escrever textos narrativos com encadeamento de fatos na sequência cronológica;
• Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
• Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;
• Ordenar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;
• Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;
• Compor e decompor números;
• Conscientizar-se da importância de sermos humildes, ajudando o nosso próximo;
• Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo, respeito;
• Inserir valores humanos;

PROCEDIMENTOS:
 Textos informativos;
 Leituras diversas;
 Matrizes com exercícios;
 Pesquisas e entrevistas;
 Confecção de cartazes e trabalhos artísticos diversos;
 Produção de texto;
 Músicas;
 Compreensão/interpretação dos mesmos;
 História em quadrinhos;
 Dramatizações;
 Filmes;
 Atividades matemáticas diversas;
 Cruzadinhas;
 Caça-palavras;

RECURSOS:
Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, histórias sobre o assunto, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.

CULMINÂNCIA:
Confecção de ninhos e entrega dos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário