PROJETO: “INTEGRAÇÃO”
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
Endereço: Rua Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias
Turma: 4º ano - 43 Turno: Tarde Ano:2011
Professora: Vanessa Carine Fauth
TÍTULO: Sou parte de um grupo!!!!
TEMA: Integração
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 17/02/2011 até 10/03/2011
JUSTIFICATIVA:
As escolas são instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas, das organizações e das sociedades. É nas escolas que a grande maioria das crianças e dos jovens aprende uma diversidade de conhecimentos e competências. Por isso o aprender e o ensinar constituem, assim, dois processos que deverão estar no cerne do trabalho que se desenvolve em qualquer escola.
Considerando a importância da escola como um espaço que se busca e se troca conhecimento, desenvolveremos atividades que proporcionem o envolvimento e prazer do aprender dos educandos.
Por isso será oferecido, desde o inicio do ano, um ambiente com muito amor e afeto, na qual desenvolveremos brincadeiras para nos integrarmos no grupo, bem como atividades das preferências dos educandos (músicas, histórias, comidas, etc).
Aproveitaremos a oportunidade para confeccionarmos os cartazes da nossa sala, que farão parte da nossa rotina e servirão para todos aprenderem o quanto é importante no grupo e não esquecendo do que é necessário para termos um ambiente de respeito e harmonia.
OBJETIVO GERAL:
Respeitar as diferentes idéias e opiniões do grupo, permitindo uma boa convivência na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Perceber a importância de cada indivíduo dentro do grupo;
• Conhecer a importância da escola na vida de cada um;
• Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
• Obter o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
• Perceber o valor da amizade entre os colegas, estabelecendo uma relação de respeito e união;
• Conscientizar-se de que a ajuda de todos em sala de aula é importante;
• Reconhecer que a presença de todos é fundamental para a realização de um ótimo trabalho;
• Estabelecer regras para uma boa convivência, bem como procurar cumpri-las;
• Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
• Conhecer algo sobre a vida dos colegas, dando ênfase às suas qualidades;
• Identificar os membros da família, destacando suas características físicas e psicológicas;
• Perceber que as histórias são uma forma de entretenimento e divertimento para as pessoas;
• Destacar qualidades e atitudes que valoriza e aprecia nas pessoas;
• Manifestar a profissão que deseja ou pretende seguir futuramente;
• Destacar as preferências alimentares, observando sua importância para uma vida saudável;
• Apreciar os diferentes estilos de música, respeitando os gostos alheios.
• Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
• Identificar começo, meio e fim de uma história lida;
• Identificar personagens de texto narrativo;
• Identificar o tema do texto;
• Ler em voz alta com fluência;
• Desenvolver a expressão oral na exposição das opiniões;
• Identificar as vogais e consoantes nas palavras, observando a ordem alfabética das mesmas;
• Reconhecer as letras que compõem o alfabeto;
• Empregar letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
• Escrever textos narrativos com encadeamento de fatos na sequência cronológica;
• Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
• Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;
• Classificar corretamente as palavras de acordo com o número de sílabas;
• Aprimorar a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
• Identificar a utilização de números naturais em situações do cotidiano;
• Ordenar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;
• Representar graficamente os dados pesquisados;
• Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;
• Compor e decompor números;
• Resolver as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;
• Conscientizar-se da importância de sermos humildes, ajudando o nosso próximo;
• Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo, respeito;
• Inserir valores humanos;
• Reconhecer todas as dependências pertencentes à escola;
• Destacar os integrantes da família (quem faz parte da mesma);
• Apresentar os membros da família, revelando algumas características físicas dos membros;
• Destacar as profissões que as crianças querem exercer futuramente;
• Conhecer a alimentação preferida de cada um;
• Reconhecer a importância de uma boa alimentação para uma vida saudável;
• Aperfeiçoar a motricidade fina, bem como a habilidade manual.
PROCEDIMENTOS:
Confecção dos cartazes: chamada, ajudante do dia, aniversariante, calendário, alfabeto, combinações;
Produção textual individual e coletiva;
Confecção de cartazes
Gráficos;
Leitura de diferentes textos e compreensão/interpretação dos mesmos;
Técnicas de sensibilização;
Brincadeiras de integração;
Jogos e atividades envolvendo as quatro operações;
Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações;
Atividades de revisão de conteúdos de português e de matemática do 3º ano;
Pesquisas;
Entrevistas;
Trabalhos artísticos diversos;
RECURSOS:
Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, emborrachado, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.
CULMINÂNCIA:
Faremos um piquenique juntamente com um amigo secreto.
Que legal as atividades que nos fizemos.
ResponderExcluir