sábado, 16 de junho de 2012

SUB-PROJETO 1: “FORMAMOS UMA SOCIEDADE”


SUB-PROJETO 1: “FORMAMOS UMA SOCIEDADE”

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias

Endereço: Rua Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias

Turma: 4º ano - 43              Turno: Tarde            Ano: 2012

Professora: Vanessa Carine Fauth


TÍTULO: Formamos uma sociedade


TEMA: Nossas origens


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: abril até junho

JUSTIFICATIVA:
            Sabemos que o nosso povo é formado por diferentes origens, pois recebemos povos de diversos países do mundo, que vieram para o Brasil, procurando uma vida melhor e para colonizarem a nossa terra. E com isso trouxeram seus costumes, sua cultura, suas opiniões, etc. Mas não podemos esquecer do povo que já havia aqui (os índios) e que também influenciaram em nossas vidas.
           Por isso é importante conhecermos as origens dos colegas da turma 43, para fazermos um estudo para averiguar de que povos somos oriundos e de que forma influenciaram em nossas vidas e na vida de toda a sociedade brasileira


OBJETIVO GERAL:
Ø  Conhecer os povos que originaram o nosso povo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Interpretar corretamente textos estudados, trocando ideias com seus colegas;
  • Perceber que o texto é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Identificar personagens de texto narrativo;
  • Identificar o tema do texto;
  • Ler em voz alta com fluência;
  • Identificar quem é o narrador da história;
  • Desenvolver a expressão oral na exposição das opiniões;
  • Distinguir quais palavras são um substantivo comum e próprio;
  • Empregar letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
  • Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
  • Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;
  • Reconhecer diferentes tipos de frases;
  • Perceber a importância da pontuação em um texto;
  • Conhecer a ortografia correta de algumas palavras;
  • Classificar corretamente as palavras de acordo com o número de sílabas;
  • Aprimorar a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
  • Identificar os encontros consonantais e vocálicos, bem como os dígrafos das palavras;
  • Desenvolver o raciocínio lógico, utilizando as quatro operações;
  • Identificar que a prova real é uma forma de conferirmos o resultado dos cálculos;
  • Conhecer a classe do milhar e/ou a ordem do milhar;
  • Ordenar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;
  • Representar graficamente os dados pesquisados;
  • Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais
  •  Compor e decompor números;
  • Identificar quais são os números pares e ímpares;
  • Resolver as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a motricidade fina, bem como a criatividade, usando recorte, colagem e pintura;
  • Socializar-se com os colegas durante as diversas atividades propostas;
  •  Identificar os povos que deram origem a nós;
  •  Conhecer alguns costumes desses povos;
  • Conscientizar-se da importância de sermos humildes, ajudando o nosso próximo;
  • Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo, respeito;
  • Inserir valores humanos;
  • Conhecer sobre histórias dos antepassados das famílias.

PROCEDIMENTOS:
§   Leituras diversas;
§  Pesquisas;
§  Confecção de cartazes e trabalhos artísticos diversos;
§  Produção de texto;
§  Entrevistas;
§  Coleta de dados;
§  Gráficos;
§  Compreensão/interpretação dos mesmos;
§  Maquetes;
§  Dramatizações;
§  Poesias;
§  Músicas;
§  Releituras de obras de arte;
§  Atividades envolvendo o encontro vocálico e consonantal  e dígrafos;
§  Exercícios matemáticos diversos (sucessor/antecessor, composição/decomposição, ímpar/par);
§  Jogos educativos;
§  Jogos e atividades envolvendo as quatro operações;
§  Atividades envolvendo principalmente a adição e a subtração;
§  Atividades com o sistema de numeração decimal;
§  Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações.

RECURSOS:
       Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, sucatas, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.


CULMINÂNCIA:
        Lanche diferente com comidas típicas dos povos que estudamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário