SUB-PROJETO 1: “FORMAMOS UMA SOCIEDADE”
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
Endereço: Rua
Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias
Turma:
4º ano - 43 Turno: Tarde Ano: 2012
Professora:
Vanessa Carine Fauth
TÍTULO: Formamos uma sociedade
TEMA: Nossas origens
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: abril até junho
JUSTIFICATIVA:
Sabemos
que o nosso povo é formado por diferentes origens, pois recebemos povos de
diversos países do mundo, que vieram para o Brasil, procurando uma vida melhor
e para colonizarem a nossa terra. E com isso trouxeram seus costumes, sua
cultura, suas opiniões, etc. Mas não podemos esquecer do povo que já havia aqui
(os índios) e que também influenciaram em nossas vidas.
Por
isso é importante conhecermos as origens dos colegas da turma 43, para fazermos
um estudo para averiguar de que povos somos oriundos e de que forma
influenciaram em nossas vidas e na vida de toda a sociedade brasileira
OBJETIVO GERAL:
Ø
Conhecer
os povos que originaram o nosso povo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Interpretar
corretamente textos estudados, trocando ideias com seus colegas;
- Perceber que o texto é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Identificar personagens de texto narrativo;
- Identificar o tema do texto;
- Ler em voz alta com fluência;
- Identificar quem é o narrador da história;
- Desenvolver
a expressão oral na exposição das opiniões;
- Distinguir quais palavras são um substantivo comum e próprio;
- Empregar letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
- Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
- Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;
- Reconhecer
diferentes tipos de frases;
- Perceber
a importância da pontuação em um texto;
- Conhecer
a ortografia correta de algumas palavras;
- Classificar
corretamente as palavras de acordo com o número de sílabas;
- Aprimorar
a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
- Identificar
os encontros consonantais e vocálicos, bem como os dígrafos das palavras;
- Desenvolver
o raciocínio lógico, utilizando as quatro operações;
- Identificar
que a prova real é uma forma de conferirmos o resultado dos cálculos;
- Conhecer a classe do milhar e/ou a ordem do milhar;
- Ordenar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;
- Representar graficamente os dados pesquisados;
- Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais
- Compor e decompor números;
- Identificar quais são os números pares e ímpares;
- Resolver as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;
- Desenvolver
a motricidade fina, bem como a criatividade, usando recorte, colagem e
pintura;
- Socializar-se com os colegas durante as diversas atividades propostas;
- Identificar os povos que deram origem a nós;
- Conhecer alguns costumes desses povos;
- Conscientizar-se da importância de sermos humildes, ajudando o nosso próximo;
- Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo, respeito;
- Inserir valores humanos;
- Conhecer
sobre histórias dos antepassados das famílias.
PROCEDIMENTOS:
§
Leituras
diversas;
§
Pesquisas;
§
Confecção
de cartazes e trabalhos artísticos diversos;
§
Produção
de texto;
§
Entrevistas;
§
Coleta
de dados;
§
Gráficos;
§
Compreensão/interpretação
dos mesmos;
§
Maquetes;
§
Dramatizações;
§
Poesias;
§
Músicas;
§
Releituras
de obras de arte;
§
Atividades
envolvendo o encontro vocálico e consonantal
e dígrafos;
§
Exercícios
matemáticos diversos (sucessor/antecessor, composição/decomposição, ímpar/par);
§
Jogos
educativos;
§
Jogos
e atividades envolvendo as quatro operações;
§
Atividades
envolvendo principalmente a adição e a subtração;
§
Atividades
com o sistema de numeração decimal;
§
Histórias
matemáticas envolvendo as quatro operações.
RECURSOS:
Textos
diversos, papel pardo, cartolina, jogos, sucatas, cola colorida, canetinha,
lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.
CULMINÂNCIA:
Lanche diferente com
comidas típicas dos povos que estudamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário