domingo, 14 de abril de 2013

NOSSO PROJETO ANUAL


PROJETO: “NATUREZA”

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias

Endereço: Rua Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias

Turma: 4º ano – 41             Turno: Tarde            Ano :2013

Professora: Vanessa Carine Fauth

 

TEMA: Natureza

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

 

JUSTIFICATIVA:

v  Por que trabalhar com a metodologia “Projetos de Trabalho”?

Todo o profissional em educação precisa conhecer e estar consciente do modelo epistemológico que conduzirá a sua prática. Neste trabalho, considera-se importante a contribuição interacionista.

O modelo interacionista tem como base o processo de interação entre sujeito e objeto, entre individuo e sociedade, para que se dê o conhecimento. O professor que segue esse modelo acredita que o aluno só aprenderá algo, se agir e problematizar a sua ação. Também o educador, além de ensinar, passa a aprender; o aluno, além de aprender, passa a ensinar. Nessa relação, professor e aluno avançam no tempo. O educador construirá, a cada dia, a sua docência, dinamizando o processo de aprender, os educandos construirão, a cada dia, a sua discência, ensinando aos colegas e ao professor. O aluno é considerado um ser histórico, repleto de conhecimentos e experiências anteriores, um ser com características e habilidades próprias e diferentes de todos os demais.

Essa concepção de educação está em consonância com o que declaram os Parâmetros Curriculares Nacionais: “Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é grande desafio da educação e de seus profissionais” (RADESPIEL, 2003, p.21).

O diálogo entre professor e o aluno, contribui para o conhecimento de sua realidade; o professor estará reconhecendo seu aluno como SUJEITO, ou seja, como alguém que tem seus próprios conhecimentos, que devem sempre ser levados em consideração.

Mas fazer isso não é fácil, como corroboram os PCNs: “Detectar os conhecimentos prévios das crianças não é tarefa fácil, implica que o professor estabeleça estratégias educativas para fazê-lo.” (RADESPIEL, 2003, p.21)

Através desta reflexão acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula, a metodologia terá como base o interesse dos alunos, em que os assuntos estarão interligados, contribuindo para uma aprendizagem de forma integrada, resultando na ampliação do saber. Isto acontecerá se o professor abordar um conteúdo isoladamente, pois conseguirá envolver seus alunos e o ensino poderá não fazer sentido para o aluno.

Quando se reflete sobre a própria prática, deve-se pensar que ensinar é um ato perfomativo, em que o professor deve procurar formas de captar aquilo em que os alunos têm interesse e propiciar uma interação disso com a realidade e até com os conteúdos que são estabelecidos pela escola.

Por isso, o professor precisa ter a seguinte concepção de educação:


Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropiação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. (RADESPIEL, p.23, 2003)


          O trabalho com projetos possibilita a integração das áreas do conhecimento ao evitar a fragmentação. Propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando assim, gradativamente, para a elaboração de conceitos científicos. Permite um trabalho amplo e flexível aumentando significativamente o repertório infantil o que conduz a novos saberes e gera possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Em todas as etapas dos projetos propomos situações de investigações, debate, síntese e intercâmbio das informações adquiridas por eles para que, por meio de situações concretas, possamos circular entre eles o que sabem, criando assim boas situações de aprendizagem.

Os projetos necessitam envolver-se em ativa interdisciplinaridade e, desta forma, não podem esquecer que da mesma faz parte uma verdadeira imersão no mundo da linguagem e da descoberta da palavra, da compreensão de símbolos e da identificação da linguagem dos números e das grandezas, do entorno social e dos cuidados ambientais e das próprias experiências que envolvem o corpo e as emoções das crianças e suas descobertas. (ANTUNES)

Predispomos, assim, os alunos à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.

 

v    A importância de se trabalhar sobre Meio Ambiente nos Anos Inicias do Ensino Fundamental:

O mundo está chegando num ponto cada vez mais crÍtico o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro. Para reverter essas situações, precisamos pensar na educação ambiental, frisando a sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, saúde, etc. E se for exercida a educação ambiental frisando sustentabilidade ambiental, proporcionando qualidade de vida, atendendo as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras.

Para resolver esse problema, toda sociedade precisa educar suas ações, estabelecer limites de consumo, e isso envolve não só os consumidores, mas também as empresas que devem desenvolver produtos ecologicamente corretas e com materiais que não agridem o meio ambiente.

Enfim, as mudanças aconteceram consequentemente depois que a sociedade (consumidora) terá que se adequar às novas necessidades. Pois a necessidades de agora garantirão o futuro do planeta para o presente e futuras gerações. Portanto, à hora de realizar uma estratégica de desenvolvimento adotado é agora, novas habilidades e capacidade de domínio deve ser renovada sobre a natureza.

O aprendizado ambiental é um componente vital, pois oferece motivos que levam os alunos se reconhecerem como parte integrante do meio em que vivem e faz pensar nas alternativas para soluções dos problemas ambientais e ajudar a manter os recursos para as futuras gerações.

         A ideia de trabalhar o tema promovendo uma reflexão sobre papel de cada um da sociedade, deixando claro que as pessoas não são seres isolados, mas que dependem uns dos outros para viver. Com esse pensamento, também estudados os tipos de danos causados ao meio ambiente e as possíveis soluções para os problemas.

            A Educação Ambiental, segundo a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal. Por seu caráter humanista, interdisciplinar e participativo a Educação Ambiental pode contribuir muito para renovar o processo educativo, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimento dos educando em ações concretas de transformação desta realidade.

Por isso há a necessidade de aquisição de conhecimento e informação por parte da escola para que se possa desenvolver um trabalho adequado junto aos alunos. Pela própria natureza da questão ambiental, a aquisição de informações sobre o tema é uma necessidade constante para todos. Isso não significa dizer que os professores deverão “saber tudo” para que possam desenvolver um trabalho junto aos alunos, mas, sim, que deverão se dispor a aprender sobre o assunto e, mais do que isso, transmitir aos seus alunos a noção de que o processo de construção e de produção do conhecimento é constante. O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso, é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado é resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e a sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações entre o que aprende e o que já conhece e, também, da possibilidade de utilizar o conhecimento em outras situações. A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta. Muitas das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos diretamente ligados à questão ambiental. Nesse sentido, as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre Meio Ambiente a fim de compreender a sua realidade e atuar sobre ela. O exercício da participação em diferentes instâncias (desde atividades dentro da própria escola até movimentos mais amplos referentes a problemas da comunidade) é também fundamental para que os alunos possam contextualizar o que foi aprendido.
Os conteúdos de Meio Ambiente serão integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental. As áreas de Ciências Naturais, História e Geografia serão as principais parceiras para o desenvolvimento dos conteúdos aqui relacionados, pela própria natureza dos seus objetos de estudo. As áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Arte ganham importância fundamental por constituírem instrumentos básicos para que o aluno possa conduzir o seu processo de construção do conhecimento sobre meio ambiente.

Os bens da Terra são um patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida no mundo, dentre elas a qualidade de vida de quantos dependam desses bens e do espaço do entorno em que eles são extraídos ou processados. Deve-se cuidar, portanto, para que esse uso pelos seres humanos seja conservativo, isto é, que gere o menor impacto possível e respeite as condições de sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos.
Além disso, o maior bem-estar das pessoas não é diretamente proporcional à maior quantidade de bens que consomem. O atual modelo econômico estimula um consumo crescente e irresponsável de bens materiais, mas depara com a constatação de que há um limite para esse consumo, que de fato condena a vida na Terra a uma rápida destruição.
Portanto, uma tarefa importante para o professor, associada ao tema Meio Ambiente, é a de favorecer ao aluno o reconhecimento de fatores que produzam real bem-estar; ajudá-lo a desenvolver um espírito de crítica às induções ao consumismo e o senso de responsabilidade e solidariedade no uso dos bens comuns e recursos naturais, de modo a respeitar o ambiente e as pessoas de sua comunidade. A responsabilidade e a solidariedade devem se expressar desde a relação entre as pessoas com seu meio até as relações entre povos e nações, passando pelas relações sociais, econômicas e culturais.
          O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.

 

 

OBJETIVO GERAL:

Ø  Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização de recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  Incentivar o trabalho coletivo e a cooperação entre toda a comunidade escolar  para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema;

ü  Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador;

ü  Analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental de modo crítico;

ü  Reconhecer as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;

ü  Conscientizar-se para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns;

ü  Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem;

ü   Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia;

ü  Conscientizar-se sobre a importância da água, do ar, da terra para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-los racionalmente;

ü  Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual;

ü  Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas;

ü  Desenvolver as ideias de plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e na comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

ü  Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da E.A;

ü  Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética;

ü  Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza;

ü  Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente;

ü  Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;

ü  Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros;

ü  Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável;

ü  Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em que vivemos;

ü  Desenvolver a produção textual, utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais;

ü  Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais;

ü  Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável;

ü  Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente;

ü  Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética;

ü  .Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções;

ü  Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar;

ü  Perceber como está a situação do Meio Ambiente de nossa escola, do nosso bairro e da nossa cidade;

ü  Conhecer os elementos naturais presentes em nossa cidade;

ü  Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente;

ü  Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência;

ü  Apreciar e valorizar a natureza que nos rodeia;

ü  Compreender a importância do trabalho coletivo, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação;

ü  Vivenciar situações que possibilitem a compreensão das relações sociais, ambientais;

ü  Perceber a importância da preservação do meio em que vive, desenvolvendo hábitos adequados.

 

PROCEDIMENTOS:

· Pesquisas bibliográficas sobre o assunto;

· Pesquisa fotográfica;

· Entrevista, enquetes sobre a questão ambiental;

· Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental;

·  Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto);

· Produção de folder, cartilhas, etc...sobre o assunto;

· Produção do Jornal Ecológico;

· Vivência e excursão a locais degradados e preservados;

· Construção de paralelos, linhas do tempo, gráfico;

· Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc...;

·  Confecção de cartazes e de murais;

·  Montagem de maquetes;

· Elaboração de princípios de preservação e cuidados com o meio ambiente. / Direitos do meio ambiente;

· Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental;

·  Produzir textos, histórias, músicas com a temática ambiental;

· Atitudes concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico;

· Entrevistas;

·   Montagens de jogos, como bingos, trilhas, etc... ;

·  Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental;

·  Reciclagem e reaproveitamento de materiais. (Oficinas de sucata);

· Desenho sobre a questão ambienta ( o real e o ideal);

· Pinturas, modelagens etc;


CONTEÚDOS:



Ø  Origem do nosso planeta;

Ø  Dinossauros;

Ø  Evolução do planeta;

Ø  Surgimento do ser humano;

Ø  Influencias dos diferentes povos no Meio Ambiente;

Ø  Recursos Naturais(água, solo, ar, terra);

Ø  Ecossistema;

Ø  Poluição;

Ø  Plantio;

Ø  Natureza (escola, bairro, cidade);

Ø  Preservação do Meio Ambiente;

Ø  A superfície terrestre e a morada dos seres vivos;

Ø  Degradação do meio ambiente;

Ø  O meio ambiente onde vivemos;

Ø  Paisagem natural no seu conjunto;

Ø  Orgãos responsáveis pelo Meio Ambiente na cidade;

Ø  Influência dos elementos culturais (zona urbana e rural);

Ø  Seres vivos;

Ø  Alterações ambientais (desmatamento, represas);

Ø  Aquecimento global;

Ø  Efeito das radiações (Efeito Estufa, Camada de Ozônio);

Ø  Preservação da flora e da fauna;

Ø  Lixo e tipos;

Ø  Separação do lixo;

Ø  Reciclagem;

Ø  Formas de preservação da natureza;

Ø  Função do ser humano na preservação do Meio Ambiente.

 

CONHECIMENTO PRÉVIO E PERGUNTAS NORTEADORAS:


O que pesquisaremos?
NATUREZA
O que sabemos sobre o assunto escolhido:
 
* A NATUREZA É FORMADA DE PLANTAS, ANIMAIS, SOLO, ÁGUA, AR...
* A NATUREZA PODE DESAPARECER COM A POLUIÇÃO;
* A NATUREZA NOS OFERECE ALIMENTOS;
* PRESERVAR A NATUREZA PARA VIVERMOS.
 
O que queremos aprender sobre o assunto escolhido?
 
·         DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS;
·         QUEM HABITAVA O NOSSO PLANETA ANTES DE NÓS;
·         TIPO DE FLORES;
·         O QUE OS ANIMAIS FAZEM PARA AJUDAR A NATUREZA;
·         HISTÓRIAS DE NATUREZA;
·         O PAPEL DOS ÍNDIOS COM A NATUREZA;
·         QUEM CUIDA DA NATUREZA EM NOSSA CIDADE?
·         COMO É O PLANTIO DAS PLANTAS?
·         BENEFÍCIOS DAS FRUTAS E VERDURAS;
·         SEMENTES.
 
Como descobriremos sobre o assunto escolhido?
 
 
 
v  PESQUISAREMOS EM: INTERNET, LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, ENTREVISTAS, PASSEIOS.

 

SUBPROJETOS:

SUBPROJETO 1: O surgimento do mundo

SUBPROJETO 2: Preservação do Meio Ambiente

SUBPROJETO 3: Elementos que formam o Meio Ambiente

SUBPROJETO 4: O Meio Ambiente em nossa cidade

SUBPROJETO 5: O papel do ser humano na Natureza



RECURSOS:
            Jornais, livros, revistas, cartolinas, material de uso comum, computador, lousa interativa, mesa educativa, papel pardo, cartolina,

 

CULMINÂNCIA:
            Exposição do material na feira de nossa escola.

           

AVALIAÇÃO:

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