domingo, 14 de abril de 2013

SUBPROJETO 1: SURGIMENTO DO MUNDO


SUBPROJETO: “O SURGIMENTO DO MUNDO”

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias

Endereço: Rua Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias

Turma: 4º ano - 41              Turno: Tarde            Ano: 2013

Professora: Vanessa Carine Fauth

 

TÍTULO: O surgimento do mundo

 

TEMA: A origem do mundo

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

 

JUSTIFICATIVA:

            Um dos primeiros assuntos de interesse da turma em nosso projeto sobre a Natureza foi a origem do nosso mundo, por este motivo foi decidido trabalharmos inicialmente esse assunto. Com o desenvolvimento desse tema espera-se que os alunos consigam perceber a grandiosidade de tudo que há em nosso redor e também o que já existiu e que possa dar valor a tudo isso, começando a desenvolver atitudes de preservação do nosso ambiente.

            É importante que os educandos consigam ter uma noção do todo, por isso trabalharemos com a vertente religiosa e também da ciência para explicar o surgimento do nosso planeta.

 

 

OBJETIVO GERAL:

Ø  Conhecer a história do surgimento do nosso planeta, bem como os elementos que o formam.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·     Conhecer a história da criação do mundo sobre diferentes vertentes;

·    Reconhecer a estrutura do Planeta Terra;

·   Compreender a formação do planeta Terra e as relações com a origem da vida;

·    Perceber como foi a evolução do homem;

·    Conhecer sobre a história de vida dos dinossauros;

·    Identificar elementos de influencia dos diferentes povos em nossa vida;

·    Perceber como ocorrem os movimentos do sistema solar (rotação, translação);

  • Interpretar corretamente textos estudados, trocando ideias com seus colegas;
  • Perceber que o texto é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão;

·         Identificar personagens de texto narrativo;

·          Identificar o tema do texto;

·          Ler em voz alta com fluência;

·         Identificar quem é o narrador da história;

  • Desenvolver a expressão oral e escrita na exposição das opiniões;

·        Distinguir quais palavras são um substantivo comum e próprio;

·        Empregar letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;

·    Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;

·   Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;

  • Reconhecer diferentes tipos de frases;
  • Perceber a importância da pontuação em um texto;
  • Conhecer a ortografia correta de algumas palavras;
  • Classificar corretamente as palavras de acordo com o número de sílabas;
  • Aprimorar a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
  • Identificar os encontros consonantais e vocálicos, bem como os dígrafos das palavras;
  • Destacar número, grau e gênero dos substantivos;
  • Desenvolver o raciocínio lógico, utilizando as quatro operações;
  • Identificar que a prova real é uma forma de conferirmos o resultado dos cálculos;
  • Conhecer a classe do milhar e/ou a ordem do milhar;

·        Ordenar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;

·                Representar graficamente os dados pesquisados;

·         Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;

·                Compor e decompor números;

·               Identificar quais são os números pares e ímpares;

·               Resolver as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;

  • Desenvolver a motricidade fina, bem como a criatividade, usando recorte, colagem e pintura;
  • Socializar-se com os colegas durante as diversas atividades propostas;

·     Identificar os povos que deram origem a nós;

·     Conhecer alguns costumes desses povos;

·     Conscientizar-se da importância de sermos humildes, ajudando o nosso próximo;

·     Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo, respeito;

·      Inserir valores humanos..

 

PROCEDIMENTOS:

§  Confecção do livro da criação do mundo (Vertente Religiosa);

§  Produção coletiva sobre a origem do mundo ( Vertente de Ciências);

§  Leituras diversas;

§  Textos informativos sobre o assunto em estudo;

§  Pesquisas;

§  Confecção de cartazes e trabalhos artísticos diversos;

§  Produção de texto;

§  Entrevistas;

§  Coleta de dados;

§  Gráficos;

§  Compreensão/interpretação dos mesmos;

§  Dramatizações;

§  Poesias;

§  Músicas;

§  Atividades envolvendo o encontro vocálico e consonantal e dígrafos;

§  Exercícios matemáticos diversos (sucessor/antecessor, composição/decomposição, ímpar/par);

§  Jogos educativos;

§  Jogos e atividades envolvendo as quatro operações;

§  Atividades envolvendo principalmente a adição e a subtração;

§  Atividades com o sistema de numeração decimal;

§  Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações.

 

 

RECURSOS:

            Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, emborrachado, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.

 

CULMINÂNCIA:

     Confecção do livro da criação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário