SUBPROJETO: “O SURGIMENTO DO MUNDO”
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
Endereço: Rua
Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias
Turma:
4º ano - 41 Turno: Tarde Ano: 2013
Professora:
Vanessa Carine Fauth
TÍTULO: O surgimento do mundo
TEMA: A origem do mundo
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
JUSTIFICATIVA:
Um
dos primeiros assuntos de interesse da turma em nosso projeto sobre a Natureza
foi a origem do nosso mundo, por este motivo foi decidido trabalharmos
inicialmente esse assunto. Com o desenvolvimento desse tema espera-se que os
alunos consigam perceber a grandiosidade de tudo que há em nosso redor e também
o que já existiu e que possa dar valor a tudo isso, começando a desenvolver
atitudes de preservação do nosso ambiente.
É
importante que os educandos consigam ter uma noção do todo, por isso
trabalharemos com a vertente religiosa e também da ciência para explicar o
surgimento do nosso planeta.
OBJETIVO GERAL:
Ø
Conhecer
a história do surgimento do nosso planeta, bem como os elementos que o formam.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Conhecer a história
da criação do mundo sobre diferentes vertentes;
·
Reconhecer a estrutura do
Planeta Terra;
·
Compreender
a formação do planeta Terra e as relações com a origem da vida;
·
Perceber como foi a
evolução do homem;
·
Conhecer sobre a história
de vida dos dinossauros;
·
Identificar elementos de influencia dos
diferentes povos em nossa vida;
·
Perceber como ocorrem os
movimentos do sistema solar (rotação, translação);
- Interpretar
corretamente textos estudados, trocando ideias com seus colegas;
- Perceber
que o texto é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão;
·
Identificar
personagens de texto narrativo;
·
Identificar o tema do texto;
·
Ler em voz alta com fluência;
·
Identificar
quem é o narrador da história;
- Desenvolver
a expressão oral e escrita na exposição das opiniões;
·
Distinguir
quais palavras são um substantivo comum e próprio;
·
Empregar
letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
·
Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na
pontuação e pronuncia correta das palavras;
·
Aprimorar
a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos
escritos;
- Reconhecer
diferentes tipos de frases;
- Perceber
a importância da pontuação em um texto;
- Conhecer
a ortografia correta de algumas palavras;
- Classificar
corretamente as palavras de acordo com o número de sílabas;
- Aprimorar
a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
- Identificar
os encontros consonantais e vocálicos, bem como os dígrafos das palavras;
- Destacar
número, grau e gênero dos substantivos;
- Desenvolver
o raciocínio lógico, utilizando as quatro operações;
- Identificar
que a prova real é uma forma de conferirmos o resultado dos cálculos;
- Conhecer
a classe do milhar e/ou a ordem do milhar;
·
Ordenar
números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;
·
Representar graficamente os dados pesquisados;
·
Resolver operações com números naturais por
meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;
·
Compor e decompor números;
·
Identificar
quais são os números pares e ímpares;
·
Resolver
as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;
- Desenvolver
a motricidade fina, bem como a criatividade, usando recorte, colagem e
pintura;
- Socializar-se
com os colegas durante as diversas atividades propostas;
·
Identificar os povos que deram origem a nós;
·
Conhecer alguns costumes desses povos;
·
Conscientizar-se da importância de sermos
humildes, ajudando o nosso próximo;
·
Expressar alguns sentimentos: humildade,
solidariedade, amor ao próximo, respeito;
·
Inserir valores humanos..
PROCEDIMENTOS:
§
Confecção
do livro da criação do mundo (Vertente Religiosa);
§
Produção
coletiva sobre a origem do mundo ( Vertente de Ciências);
§
Leituras
diversas;
§
Textos
informativos sobre o assunto em estudo;
§
Pesquisas;
§
Confecção
de cartazes e trabalhos artísticos diversos;
§
Produção
de texto;
§
Entrevistas;
§
Coleta
de dados;
§
Gráficos;
§
Compreensão/interpretação
dos mesmos;
§
Dramatizações;
§
Poesias;
§
Músicas;
§
Atividades
envolvendo o encontro vocálico e consonantal e dígrafos;
§
Exercícios
matemáticos diversos (sucessor/antecessor, composição/decomposição, ímpar/par);
§
Jogos
educativos;
§
Jogos
e atividades envolvendo as quatro operações;
§
Atividades
envolvendo principalmente a adição e a subtração;
§
Atividades
com o sistema de numeração decimal;
§
Histórias
matemáticas envolvendo as quatro operações.
RECURSOS:
Textos
diversos, papel pardo, cartolina, jogos, emborrachado, cola colorida,
canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades
matemáticas.
CULMINÂNCIA:
Confecção do livro da criação do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário