·
ESTUDO
DA GRAMÁTICA (ADJETIVOS):
*A ideia é que os alunos descubram
o conceito de adjetivos de forma lúdica. Assim, foi fixado fotos
de cada aluno. O primeiro passo foi perguntar qual é a
figura que aparece em cada cartaz..Assim, a professora relembrou aos
alunos que a palavra pessoas é um substantivo e, assim repassa o conceito
estudado de substantivo.
A seguir, foi perguntado se todas as fotos são iguais. Diante disso, a turma foiseorganizada em dois ou três grupos. Um representante do primeiro grupo dirigiu-se ao quadro e escreveu logo abaixo a uma das imagens uma palavra que seja uma característica desta e de nenhuma outra. Foi frisado o fato de que os alunos deveriam escrever 1 palavra só. A professora direcionou de forma que a palavra fosse um adjetivo. Se o aluno acertasse, marcaria um ponto. Após sua participação, foi chamado um integrante do outro grupo e assim por diante até que todos alunos tivessem participado. Ao final, venceu o grupo que marcou mais pontos. As palavras ficaram no quadro e foram observadas pelos alunos de forma a construírem um conceito para adjetivo a partir do fato de constatarem que, enquanto os substantivos nomeiam, os adjetivos caracterizam. Por fim, os alunos receberam o seguinte poema: DIVERSIDADE, de Tatiana Belinky.
A seguir, foi perguntado se todas as fotos são iguais. Diante disso, a turma foiseorganizada em dois ou três grupos. Um representante do primeiro grupo dirigiu-se ao quadro e escreveu logo abaixo a uma das imagens uma palavra que seja uma característica desta e de nenhuma outra. Foi frisado o fato de que os alunos deveriam escrever 1 palavra só. A professora direcionou de forma que a palavra fosse um adjetivo. Se o aluno acertasse, marcaria um ponto. Após sua participação, foi chamado um integrante do outro grupo e assim por diante até que todos alunos tivessem participado. Ao final, venceu o grupo que marcou mais pontos. As palavras ficaram no quadro e foram observadas pelos alunos de forma a construírem um conceito para adjetivo a partir do fato de constatarem que, enquanto os substantivos nomeiam, os adjetivos caracterizam. Por fim, os alunos receberam o seguinte poema: DIVERSIDADE, de Tatiana Belinky.
Um é feioso,
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é e gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Um é tranqüilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Um é ligeiro
Outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
Um é preguiçoso
Outro ,animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro ,tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
De pele clara
De pele escura
Um ,fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
(Pode ser grande ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai ,como é chato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário