quarta-feira, 19 de março de 2014

NOSSO PRIMEIRO PROJETO

PROJETO 1: “DEIXANDO NOSSAS MARCAS”
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
Endereço: Rua Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias
Turma: 4º ano - 41              Turno: Tarde            Ano:2014
Professora: Vanessa Carine Fauth

TÍTULO: Deixando nossas marcas!!!!

TEMA: Integração

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 17/02/2012 até ____________________

JUSTIFICATIVA:
As escolas são instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas, das organizações e das sociedades. É nas escolas que a grande maioria das crianças e dos jovens aprende uma diversidade de conhecimentos e competências. Por isso o aprender e o ensinar constituem, assim, dois processos que deverão estar no cerne do trabalho que se desenvolve em qualquer escola.
Considerando a importância da escola como um espaço que se busca e se troca conhecimento, desenvolveremos atividades que proporcionem o envolvimento e prazer do aprender dos educandos.
Por isso será oferecido, desde o inicio do ano, um ambiente com muito amor e afeto, na qual desenvolveremos brincadeiras para nos integrarmos no grupo, bem como atividades das preferências dos educandos (músicas, histórias, comidas, etc).
            Aproveitaremos a oportunidade para confeccionarmos os cartazes da nossa sala, que farão parte da nossa rotina e servirão para todos aprenderem o quanto é importante no grupo e não esquecendo do que é necessário para termos um ambiente de respeito e harmonia.



OBJETIVO GERAL:
Ø  Desenvolver uma boa harmonia do grupo com respeito, união, companheirismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·                                                                                 Perceber a importância de cada indivíduo dentro do grupo;
·                                                                                 Conhecer a importância da escola na vida de cada um;
·     Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
·     Obter o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
·     Perceber o valor da amizade entre os colegas, estabelecendo uma relação de respeito e união;
·     Conscientizar-se de que a ajuda de todos em sala de aula é importante;
·     Reconhecer que a presença de todos é fundamental para a realização de um ótimo trabalho;
·    Estabelecer regras para uma boa convivência, bem como saber cumpri-las;
·   Reconhecer as dependências e pessoas que trabalham na escola;
·    Conhecer algo sobre a vida dos colegas, dando ênfase às suas qualidades;
·    Identificar os membros da família, destacando suas características físicas e psicológicas;
·   Destacar qualidades e atitudes que valorizam e apreciam nas pessoas;
·   Identificar começo, meio e fim de uma história lida;
·    Identificar personagens de texto narrativo;
·    Identificar o tema do texto;
·    Desenvolver a expressão oral na exposição das opiniões;
·    Identificar as vogais e consoantes nas palavras, observando a ordem alfabética das mesmas;
·    Reconhecer as letras que compõem o alfabeto;
·   Empregar letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
·   Aprimorar a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
·    Aprimorar a capacidade de compreensão e interpretação do texto nos questionamentos escritos;
·    Classificar corretamente as palavras de acordo com o número de sílabas;
·    Aprimorar a produção textual, mantendo a atenção na estruturação da narrativa;
·    Identificar a utilização de números naturais em situações do cotidiano;
·    Ordenar números em escala ascendente e descendente a partir de uma referência dada;
·    Representar graficamente os dados pesquisados;
·    Resolver operações com números naturais por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;
·    Compor e decompor números;
·    Resolver as histórias matemáticas, utilizando o raciocínio lógico;
·    Conscientizar-se da importância de sermos humildes, ajudando o nosso próximo;
·     Expressar alguns sentimentos: humildade, solidariedade, amor ao próximo e respeito;
·     Inserir valores humanos no nosso dia-a-dia;
·   Destacar os integrantes da família (quem faz parte da mesma);

PROCEDIMENTOS:
§  Confecção dos cartazes: chamada, ajudante do dia, aniversariante, calendário, alfabeto, combinações;
§  Produção textual individual e coletiva;
§  Confecção de cartazes;
§  Gráficos;
§  Leitura de diferentes textos e compreensão/interpretação dos mesmos;
§  Técnicas de sensibilização;
§  Brincadeiras de integração;
§  Jogos e atividades envolvendo as quatro operações;
§  Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações;
§  Atividades de revisão de conteúdos de português e de matemática do 3º ano;
§  Pesquisas;
§  Entrevistas;
§  Trabalhos artísticos diversos;
§  Atividades referentes ao calendário e ao tempo.

RECURSOS:
            Textos diversos, papel pardo, cartolina, jogos, emborrachado, cola colorida, canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades matemáticas.

CULMINÂNCIA:
            Faremos um cartaz para a porta da nossa sala.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário