PROJETO 1: “DEIXANDO NOSSAS MARCAS”
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
Endereço: Rua
Idalino João Martin, 1458 - Quatro Colônias
Turma:
4º ano - 41 Turno: Tarde Ano:2014
Professora:
Vanessa Carine Fauth
TÍTULO: Deixando nossas marcas!!!!
TEMA: Integração
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 17/02/2012 até ____________________
JUSTIFICATIVA:
As escolas são instituições
imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas, das
organizações e das sociedades. É nas escolas que a grande maioria das crianças
e dos jovens aprende uma diversidade de conhecimentos e competências. Por isso
o aprender e o ensinar constituem, assim, dois processos que deverão estar no
cerne do trabalho que se desenvolve em qualquer escola.
Considerando a importância da escola
como um espaço que se busca e se troca conhecimento, desenvolveremos atividades
que proporcionem o envolvimento e prazer do aprender dos educandos.
Por isso será oferecido, desde o
inicio do ano, um ambiente com muito amor e afeto, na qual desenvolveremos
brincadeiras para nos integrarmos no grupo, bem como atividades das
preferências dos educandos (músicas, histórias, comidas, etc).
Aproveitaremos
a oportunidade para confeccionarmos os cartazes da nossa sala, que farão parte
da nossa rotina e servirão para todos aprenderem o quanto é importante no grupo
e não esquecendo do que é necessário para termos um ambiente de respeito e
harmonia.
OBJETIVO GERAL:
Ø
Desenvolver
uma boa harmonia do grupo com respeito, união, companheirismo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Perceber
a importância de cada indivíduo dentro do grupo;
·
Conhecer
a importância da escola na vida de cada um;
·
Conhecer a escola
como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
·
Obter o gosto pela
escola e pela freqüência as aulas;
·
Perceber o valor da amizade entre os colegas,
estabelecendo uma relação de respeito e união;
·
Conscientizar-se de que a ajuda de todos em
sala de aula é importante;
·
Reconhecer que a presença de todos é
fundamental para a realização de um ótimo trabalho;
·
Estabelecer regras para uma boa convivência,
bem como saber cumpri-las;
·
Reconhecer as dependências e pessoas que trabalham na escola;
·
Conhecer algo sobre a vida dos colegas, dando
ênfase às suas qualidades;
·
Identificar os membros da família, destacando
suas características físicas e psicológicas;
·
Destacar
qualidades e atitudes que valorizam e apreciam nas pessoas;
·
Identificar
começo, meio e fim de uma história lida;
·
Identificar personagens de texto narrativo;
·
Identificar o tema do texto;
·
Desenvolver a expressão oral na exposição das
opiniões;
·
Identificar as vogais e consoantes nas
palavras, observando a ordem alfabética das mesmas;
·
Reconhecer as letras que compõem o alfabeto;
·
Empregar
letra maiúscula em nomes próprios, no inicio da frase e em títulos;
·
Aprimorar
a leitura, mantendo a atenção na pontuação e pronuncia correta das palavras;
·
Aprimorar a capacidade de compreensão e
interpretação do texto nos questionamentos escritos;
·
Classificar corretamente as palavras de acordo
com o número de sílabas;
·
Aprimorar a produção textual, mantendo a
atenção na estruturação da narrativa;
·
Identificar a utilização de números naturais
em situações do cotidiano;
·
Ordenar números em escala ascendente e
descendente a partir de uma referência dada;
·
Representar graficamente os dados pesquisados;
·
Resolver operações com números naturais por
meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais;
·
Compor e decompor números;
·
Resolver as histórias matemáticas, utilizando
o raciocínio lógico;
·
Conscientizar-se da importância de sermos
humildes, ajudando o nosso próximo;
·
Expressar alguns sentimentos: humildade,
solidariedade, amor ao próximo e respeito;
·
Inserir valores humanos no nosso dia-a-dia;
·
Destacar
os integrantes da família (quem faz parte da mesma);
PROCEDIMENTOS:
§
Confecção
dos cartazes: chamada, ajudante do dia, aniversariante, calendário, alfabeto,
combinações;
§
Produção
textual individual e coletiva;
§
Confecção
de cartazes;
§
Gráficos;
§
Leitura
de diferentes textos e compreensão/interpretação dos mesmos;
§
Técnicas
de sensibilização;
§
Brincadeiras
de integração;
§
Jogos
e atividades envolvendo as quatro operações;
§
Histórias
matemáticas envolvendo as quatro operações;
§
Atividades
de revisão de conteúdos de português e de matemática do 3º ano;
§
Pesquisas;
§
Entrevistas;
§
Trabalhos
artísticos diversos;
§
Atividades
referentes ao calendário e ao tempo.
RECURSOS:
Textos
diversos, papel pardo, cartolina, jogos, emborrachado, cola colorida,
canetinha, lápis de cor, giz de cera, material concreto para atividades
matemáticas.
CULMINÂNCIA:
Faremos um cartaz para a porta da nossa sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário